Em uma combinação de poesia, humor e imagens, o livro “Vai a pé, José?” pretende levar os leitores a se conectarem com o entorno e a vizinhança, tornando a cidade mais íntima e familiar.
A história é sobre o caminho rotineiro de José. O texto literário e a narrativa visual convidam a criança a percorrer as páginas do livro de mãos dadas com o personagem, que não está só interessado na ideia de saída e chegada, mas na travessia.
José nos mostra que andar a pé pode ser divertido. É possível fazer sempre o mesmo trajeto, mas o caminho nunca ser igual, porque a cidade vive em constante movimentação, seja por conta dos pedestres e automóveis, seja pelas condições climáticas. Os olhos das crianças geralmente estão atentos aos detalhes (um papel de bala no chão) ou às grandes interferências (uma betoneira fechando a rua). A ideia do livro é ler o caminho a partir dos olhos e da imaginação da criança, que geralmente cria narrativas fantásticas e absurdas com os elementos que encontra pelo caminho.
Publicado pela nVersos Editora, pelo selo nVersinhos, o projeto, no formato sanfona, permite que, ao final da leitura, a criança abra o livro e consiga ver todo o trajeto. No verso, ela é convidada a desenhar, pintar, colar e criar o seu próprio caminho. A proposta literária de “Vai a pé, José?” pretende valorizar o caminhar tranquilo e atento, deixando-se levar pelas surpresas e delicadezas que a cidade pode oferecer. As ilustrações são todas feitas em colagem.
“Conhecer sua rua, seu bairro, ocupar os espaços públicos e criar intimidade e afeto com o entorno provocam um sentimento de pertencimento e respeito, gerando uma vontade de cuidar daquilo que nos cerca. Também contribuem para uma maior compreensão do que é o mundo e a vida em sociedade, pois abrem diálogos importantes sobre o lixo, a acessibilidade nas calçadas, as estações do ano, a poluição dos automóveis, etc.”. Afirma a escritora Jessica Marzo.
“Vai a pé, José?” foi selecionado no edital do Proac 2023 e tem apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas.
Livro “Vai a pé, José?”
Autora: Jessica Marzo
Ilustrações: Leo Gibran
nVersinhos
Valor: R$ 75,00
Sobre os autores
Jessica Marzo, quando criança, andou muito a pé pelas ruas da zona leste de SP. É autora de livros infantis, tem um livro de crônicas publicado e um tanto de poemas espalhados em coletâneas feitas só por mulheres.
Leo Gibran é um cara que AMA desenhar! Ele é ilustrador há 30 anos e mora em São Paulo. Já colocou sua arte em tudo que você possa imaginar: livros, revistas, jornais, propagandas, sites, jogos e até desenhos animados! E, acredite ou não, ele se formou em arquitetura, mas, em vez de construir prédios de verdade, preferiu criar cidades e mundos cheios de imaginação.