A leitura é extremamente importante para o nosso cérebro, auxiliando a estimular a criatividade, exercitar a nossa mente, melhorar a concentração, memorização e muitos outros benefícios.

Além dessas diversas vantagens que conseguimos adquirir com o hábito de leitura, é possível aprender assuntos de diversas áreas e categorias muitas vezes com autores que são especialistas.

Porém, o costume de ler não é algo que todos possuem, sendo até algo difícil para muitas pessoas. Pensando em ajudar nisso, criamos uma lista com dicas preciosas para adquirir esse ótimo hábito!

A importância da leitura

A leitura é uma prática de grande importância para o desenvolvimento da cognição humana, proporcionando um melhor estímulo para o intelecto e imaginação, além dos conhecimentos que adquirimos com um bom hábito de leitura.

Somado com isso, a interpretação de textos estimula também o raciocínio lógico, auxiliando em estudos e áreas profissionais que necessitam de um bom raciocínio para desempenhar as tarefas.

Dicas para criar melhores hábitos de leitura

Com os benefícios e importância que a leitura possui, ler se faz completamente essencial! Veja abaixo algumas dicas para criar o hábito de leitura:

  • Defina o que você deseja ler

Antes de começar a se planejar nas leituras, é importante obter um tema ou categoria para focar no que se irá ler. Principalmente com uma rotina agitada, ler se torna algo difícil, então é interessante iniciar por um objetivo ou tema específico.

Por exemplo, você planeja ler livros para relaxar e se distrair? Histórias fictícias como os romances podem ser uma alternativa. Deseja crescer na carreira? Biografias, livros sobre sua área de atuação e matérias são uma boa opção.

O ideal é obter um foco de leitura e começar a partir disso!

  • Tenha uma meta

Após selecionar qual o tipo de literatura e objetivo você deseja iniciar, é importante se ter uma meta diária. Comece por uma meta realista, com livros menores e combinando uma quantidade confortável de leitura.

Lembre-se que não adiantará de nada começar com um livro muito grande e planejar terminá-lo em poucos dias, isso pode fazer com que acabe gerando o desinteresse na leitura. Com uma meta pequena, que pode ir aumentando gradualmente, você conseguirá se acostumar melhor.

  • Coloque maior prioridade na leitura

Muitas pessoas acabam lendo pouco por não enxergarem uma prioridade nisso, mas acabam passando muito tempo realizando outras atividades como utilizar o computador ou assistir séries.

A leitura, assim como outro modo de lazer, também é uma forma de cuidar da saúde da mente, como um tipo de exercício, por assim dizer. Enxergar a leitura como algo divertido e que pode proporcionar benefícios faz com que se dê uma maior prioridade, encaixando nas atividades pessoais.

  • Tente aprender algo com as leituras

Para criar hábito de leitura de verdade, é ideal ler sobre assuntos que se fixem em nossa mente. Isso acontece com assuntos relacionados ao nosso cotidiano e situações já vividas.

Um conhecimento só se torna relevante quando se é assimilado com algo, por isso grifar trechos que você não entendeu ou até mesmo importantes faz o contexto do livro se manter na memória.

Implementando essas dicas no seu cotidiano, se torna muito mais fácil adquirir um costume de leitura onde futuramente você vai melhorar a capacidade de ler ainda mais, lendo uma maior quantidade de livros e assuntos em longo prazo.

Na nVersos, você encontra os mais variados temas de livros para começar a despertar os seus hábitos de leitura! Visite o nosso site e confira nosso acervo.