literatura para crianças é uma ferramenta indispensável, principalmente quando se refere às diversas maneiras de desenvolvimento. Embora seja um campo que com o passar do tempo se ajustou, nunca se viu tantas opções enriquecedoras disponíveis ao público infantil.

Pode-se dizer então que os livros para os menores têm ocupado um lugar de destaque singular no mercado editorial. E, o fato que mais alimenta essa justificativa são os benefícios que a leitura pode permitir na formação infantil. Ou seja, a capacidade de ler livros não só desperta, como fomenta o senso crítico. Sem contar que, esse é um trabalho que também auxilia o aprendizado da criança.

Por isso, saiba agora 3 livros infantis que você precisa conhecer e explorar nesse universo tão fantasioso, mas ao mesmo tempo tão desafiador e significativo.

Livros infantis do selo nVersinhos em destaque

Conforme visto anteriormente, os livros infantis são responsáveis por possibilitar algumas vantagens importantes na trajetória de formação da criança. Dessa forma, conheça algumas leituras que vão de encontro a esse objetivo.

1. A Bela e a Fera: um reconto

Finalista do prêmio AEILIJ (Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil), essa é uma obra de luxo da autora Sandra Trabucco Valenzuela, que também trouxe a contribuição de ilustração poética de Gabriel Pacheco. Nessa versão, a autora faz questão de pontuar curiosidades importantes sobre a história original da Bela e a Fera escrita por Madame de Villenueve e publicada anonimamente em 1740. Afinal, esse é um dos principais atrativos do livro.

Um dos pontos que também tornam a obra ainda mais interessante e diferenciada, é o fato da autora ser especialista em literatura. Sendo assim, pôde reunir ainda mais detalhes para fascinar, cada vez mais, o público que se interessa pela história.

O livro apresenta visual estético valorizado, contando com capa dura, interior totalmente ilustrado e bem colorido. A adaptação da história a “Bela e a Fera: um reconto” é indicada para crianças a partir de 12 anos.

Título: A Bela e a Fera: um reconto
Adaptação: Sandra Trabucco Valenzuela
Ilustrador: Gabriel Pacheco
Tema: Literatura Infantil / Contos
Idade recomendada: A partir de 12 anos
ISBN: 9786587904153
Número de páginas: 40
Formato: 25 cm x 25 cm
Acabamento: Capa dura
Lançamento: Outubro / 2021

2. A menina que pensava por meio de imagens

Baseada na história real da cientista Temple Grandin, o livro mostra que ser diferente não é um problema. Quando a jovem Temple foi diagnosticada com autismo, ninguém esperava que ela falasse, muito menos que se tornasse uma das figuras mais poderosas da ciência moderna.

Uma ótima recomendação para falar sobre autismo, inclusão e superação. Recomendado para crianças de 4 a 8 anos.

Título: A Menina que Pensava por Meio de Imagens
Adaptação: Julia Finley Mosca
Ilustrador: Daniel Rieley
Tema: Não Ficção Infantil / Biografia & Autobiografia / Mulheres
Idade recomendada: 4 – 8 anos (leitura iniciante)
ISBN: 9786587904061
Número de páginas: 40
Formato: 25 cm x 25 cm
Acabamento: Brochura
Lançamento: Abril / 2021

3. Folhas de Relva: Poemas ilustrados

O selo nVersinhos traz uma edição bilíngue dos poemas do autor Walt Whitman (1819-1892), com lindas ilustrações para aguçar a imaginação. O objetivo também é fazer com que as crianças e jovens tenham a oportunidade de conhecer obras tão importantes e significativas no campo literário além de aprender um novo idioma.

Considerado como um dos luminares da poesia universal, Walt Whitman é o cantor supremo dos versos livres, que canta para o mundo ao seu redor, enfatizando a grandiosidade da natureza, exaltando o corpo e a alma humana, defendendo a igualdade entre homens e mulheres e celebrando a fraternidade e a democracia.

Título: Folhas de Relva
Adaptação: Walt Whitman
Ilustrador: Rogério Neves
Tema: Não ficção infantil / Poesia / Geral
Idade recomendada: A partir de 12 anos
ISBN: 9786587904139
Número de páginas: 48
Formato: 20,5 cm x 27,5 cm
Acabamento: Capa dura
Lançamento: Setembro / 2021

Para conhecer essa e outras obras que podem ampliar o desenvolvimento infantil no universo literário, clique no site da Editora Nversinhos e confira diferentes livros.